Guiricema, 14 de dezembro de 2019

Farmácia Municipal é abastecida pela Prefeitura!

26 de setembro de 2019

Mantendo o seu compromisso em zelar pelo bem-estar e proporcionar uma saúde de qualidade para a população, a Prefeitura de Guiricema autorizou a compra de diversos medicamentos, adquiridos com recursos próprios para o abastecimento da Farmácia Municipal.

Os esforços foram feitos para evitar o desabastecimento de medicamentos importantes para os moradores, muitos deles, que são de responsabilidade do estado, mas que, diante da grave crise enfrentada pelo governo estadual, não têm chegado até o município.

De acordo com a farmacêutica responsável pela Farmacinha, Maíra Oliveira de Souza Barbosa, a Prefeitura mantém atualmente, mais de 90 tipos de medicamentos da atenção básica para distribuição gratuita entre os pacientes do SUS.

Maíra contou ainda, que apesar do empenho da administração municipal em solucionar o problema, alguns medicamentos estão em falta nas distribuidoras, dificultando a aquisição para suprir a necessidade dos pacientes. Contudo, os contatos continuam e a Prefeitura espera que, em breve, a situação já esteja resolvida.

A farmacêutica destaca com orgulho, que atualmente grande parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), que é preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), continua sendo disponibilizada para a população de Guiricema.

Vale lembrar que, segundo as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), cabe ao município fornecer os medicamentos da atenção básica, e ao Estado e União os medicamentos de alto custo, uma vez que os municípios não recebem recursos para essa finalidade.

Apesar disso, a Prefeitura vem assumindo esse papel e mantendo em dia os estoques de medicamentos, mesmo diante de tantas dificuldades. É o município cuidado do seu povo, e buscando cada vez mais uma vida melhor para a população!



26 de setembro de 2019 - 16:13

Data da Última Modificação: 26 de setembro de 2019 - 16:13

Comments are closed.