MENU

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, NASF fala sobre saúde mental em tempos de isolamento social

WhatsApp
Facebook
Twitter
PREFEITURA DE GUIRICEMA_NASF-e-você_antimanicomial_1

Nesta segunda-feira, 08 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. E para contribuir para uma reflexão do tema pela sociedade, o Programa NASF Guiricema e você, através da psicóloga, Louani Queiroz, elaborou um texto explicativo a respeito do assunto.

O movimento da Luta Antimanicomial e, neste sentido, o processo da Reforma Psiquiátrica tem despertado reações e atenção da sociedade.

Antigamente só existia o modelo asilar, ou seja, pessoas com doença mental eram trancadas em hospícios que viravam depósitos de gente. Hoje em dia, após a Lei 10.216, alguns direitos foram conquistados, mas ainda vivemos em uma sociedade que se tem muito estigma sobre a saúde mental.

E fazendo um paralelo entre pandemia e a luta antimanicomial temos muito o que refletir.

Viu como é difícil o isolamento?

Vivemos um momento complexo em nossa sociedade, em que diante do coronavírus, somos orientados a ficar em casa, em isolamento e distanciamento social, e sabemos muito bem o quanto isso tem afetado a saúde mental de todos. O quanto é difícil ficar sem sair, sem trabalhar, sem se divertir, sem passear. E, ainda há até hoje quem acredita que o confinamento é uma prática de saúde mental.

É fundamental compreender que cuidar da saúde mental é uma necessidade de todos, não devendo ser vista como uma necessidade apenas de portadores ade algum tipo de doença mental.

E aonde quer que estejamos, devemos orientar as pessoas sobre tudo o que diz respeito à saúde mental dos seres humanos.

Cada vez mais, em todos os níveis e em todos os sentidos, teremos que expandir a consciência da necessidade de uma cultura da Saúde Mental nas nossas relações, seja quaisquer que sejam elas.

Que esse momento, enfim, nos faça derrubar todas as nossas suposições falhas, nos dê coragem para ter novas ideias e energia para lutar pelos nossos direitos e pelos direitos de nossos semelhantes mais vulneráveis.

DIA D DE COMBATE AO AEDES | EQUIPE DA SAÚDE PROMOVE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

O Município de Guiricema por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando uma verdadeira força-tarefa no combate ao mosquito…

VEM AÍ... O 7º TORNEIO REGIONAL ESPORTIVO DE GUIRICEMA/2024

Quem aí ama uma competição esportiva levanta à mão? Então, pode comemorar! Vem aí o 7º Torneio Regional Esportivo de…

Atenção papais, mamães e responsáveis!

Vai começar o pré-cadastro dos alunos para a Creche em Tempo Integral na Educação Infantil (para crianças a partir de…

21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar…
Pular para o conteúdo