MENU

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUIRICEMA REALIZA A 1ª (PRIMEIRA) CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE DA MULHER DE NOSSO MUNICÍPIO

WhatsApp
Facebook
Twitter
18664598_121045898473432_5805376462628233646_n

Na data de ontem, 27/05, a Secretaria Municipal de Saúde de Guiricema com o Apoio da Prefeitura Municipal da cidade, à partir das 12h30, promoveu na parte Superior do Salão Nobre da Câmara Municipal, situado à Praça Coronel Luiz Coutinho, centro de Guiricema, a CONFERÊNCIA DE SAÚDE DA MULHER, que, teve como tema: “Saúde da Mulher: Desafios para a Integralidade e Equidade”.

A abertura solene, se deu especialmente, com a acolhida de “boas vindas” ao imenso público com a presença de centenas de pessoas, dentre essas, Autoridades do Município, Comunidades, Funcionários da Saúde e demais setores e outros visitantes.

Em continuidade ao evento, todos se posicionaram de pé e, juntos, entoaram a execução do Hino Nacional Brasileiro e o do Município de Guiricema.

Prosseguindo, ainda de pé, foram convidados a compor a mesa, as seguintes pessoas:

O Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal, Ari Lucas de Paula Santos; seu vice, Vinício Paulo de Almeida; o Sr°. Secretário de Saúde, Marcos Antônio Ribeiro Ferraz “Bituzinho”; os palestrantes: Dr. Altivo Sérgio de Almeida, Médico Obstetra/Ginecologista do PSF VILAS BOAS e da SMS; Psicólogo do CRAS, Paulo César Toledo Ribeiro; Enfermeira do PSF VILAS BOAS e SMS, Srª Tânia da Conceição Borges; Pedagoga, Srª Maria das Graças Oliveira Souza; Coordenadora da Atenção Básica da Saúde Primária, Srª Aurilene do Carmo Emídio “Leninha”; Coordenadora do NASF, Srª Renata Namorato; Enfermeira do PSF CRUZEIRO e SMS, Srª Renata de Almeida Toledo Barbieri; Coordenador do Setor de Epidemiologia, Sr° Gabriel Antônio Ruela.

Seguindo a solenidade, a palavra fora passada ao Exmo. Sr.Prefeito, Ari Lucas, que, cumprimentou aos presentes os desejando uma boa tarde. “com muito entusiamo e voltado aos interesses da Saúde de Guiricema, especialmente, à saúde das Mulheres de nosso Município. Este é um trabalho iniciado por uma Lei promulgada e publicada neste ano”,disse o Prefeito.

Destacou o trabalho iniciado no ano de 1997 com o Médico, Drº Altivo Sérgio dentro das normas, começando os trabalhos destinados às mulheres. O mencionado profissional da Medicina, aceitou o convite solicitado, trabalhou junto à administração ao longo de 8 (oito) anos cuidando especialmente da Saúde das Mulheres.

O Sr. Prefeito disse que ficou imensamente feliz por, na Gestão atual (2017/2020), estarem iniciando juntamente à sua Equipe, um bom trabalho. Ressaltou que há anos vem se preocupando com a Saúde das Mulheres de nossos Município, Estado e Brasil.

Parabenizou e agradeceu a presença de todos os presentes, reforçou que a Conferência promovida é importantíssima porque a mulher é tudo, sendo o braço direito do homem; cuida e zela pela casa e seus filhos; trabalha; carrega seus filhos em seus ventres 9 (nove) meses; carregam seus filhos no colo por três anos; carregam seus filhos em seus corações por toda a vida.

Seguiu novamente parabenizando todas as senhoras mulheres servidoras da Saúde, demais setores e comunidades presentes. Em continuidade, na ocasião, agradeceu ao Sr. Secretário Municipal de Saúde, Marcos Ferraz, pela iniciativa adotada junto à Gestão; cumprimentou todos que estavam compondo a mesa e disse que, se Deus quiser, em sua administração futuros eventos serão promovidos semelhantes ao que se iniciou.

Mencionou que estarão trabalhando com mais ênfase e bastante entusiasmo. Disse que o encontro estava ótimo e é assim que começa. Parabenizou toda a Equipe organizadora, Funcionários da Saúde, deixando aberta a Conferência Municipal da Saúde.

Em sequência, a palavra fora passada ao Sr° Secretário Municipal de Saúde, Marcos Ferraz, que, acolheu todos os presentes afirmando as falas do Prefeito, Ari Lucas, mencionando que para ele, foi um momento muito importante em sua vida a realização da 1ª Conferência que está presidindo. Agradeceu a colaboração de todos, em especia ao Ari pela confiança e oportunidade de ser o titular dessa parte importante para o Município. Disse esperar poder retribuir essa confiança lhe imcubida.

Enfatizou que espera ao longo do evento que todos possam captar as mensagens que seriam transmitidas por cada um dos palestrantes, sendo esses profissionais bastantes experientes na área e com formação.

Prosseguindo o encontro, de acordo com as determinações legais que lhe confere a Lei Orgânica do Município e as Decisões do Conselho Municipal de Saúde, fora lida a Portaria Nº 003 de 23 de Abril de 2017.

Após feita, declarou-se aberta a sessão, desfazendo a mesa de abertura e todos foram convidados a se posicionarem no auditório. Iniciando o ciclo de palestras, o Psicólogo, Paulo César, começou apresentando-se aos presentes desejando uma boa tarde e disse ser uma satisfação poder estar ministrando o tema: “Violência na população feminina”. Ao longo das apresentações, disse que as mulheres não podem se calar diante de violações e devem procurar ajuda de profissionais e denunciar tais ações prejudiciais a seus desfavor.

O segundo palestrante, Dr° Altivo Sérgio cumprimentou aos presentes agradecendo o convite lhe confiado dizendo que com orgulho e carinho estaria apresentando o tema: “câncer de mama”. O profissional destacou que há mais de vinte anos faz parte dos cuidados da Saúde das Mulheres Guiricemenses exercendo a sua função de Médico obstetra e ginecologista. Disse que sempre tem um carinho especial muito grande em atender nesta terra e, faz parte do Município, onde, possui familiares, esposa filha dessa localidade e outros. Seguiu tecendo sobre o conceito do câncer; como diagnosticar a doença ainda em tempo; suas características; o seu desenvolvimento; causas internas e externas. Em todo o momento, o mesmo pôde interagir e orientar com as mulheres presentes. todas elas puderam absolver a gama de conhecimentos passadas pelo médico.

A terceira palestra foi ministrada pela Srª Maria das Graças Oliveira Souza “Gracinha” que, palestrou sobre a presença da mulher na Bíblia. A mesma se apropriou de várias passagens bíblicas onde a Mulher teve a sua origem, importância e participação social.

Após suas colocações, houve o momento do coffee break (café/lanche) da tarde com uma mesa farta e colorida.

Retornando à parte final, foi o momento da última palestra da tarde, sendo essa, apresentada pela ilustre Enfermeira, Tânia Borges, que, ministrou o tema: “Menopausa”.

A profissional iniciou-se perguntando às mulheres acerca do assunto pautado. Seguiu mencionando que nos dias atuais, muitas ainda possuem dúvidas. Em princípio, apresentou o conceito de Menopausa, quando se inicia; como se sabe o período e seu ciclo; o tempo em que “vai e vem”; seus tipos; sintomas; quais alterações o corpo sofre. Todas as presentes puderam expor suas ideias e dúvidas quanto ao assunto em discussão. “É preciso curtir a idade e se divertir de forma saudável”, disse a profissional. Encerrando suas falas, agradeceu to imenso público de mulheres no evento.

Prosseguindo a solenidade, fora realizado a formação de três grupo,onde, todos puderam colocar em discussão propostas para serem desenvolvidas em datas futuras. Ao concluírem, todas as propostas foram lidas para que, assim, o Sr. Secretário de Saúde possa, juntamente a Equipe colocá-las em prática.

Agradecemos ao Sr. Presidente da Câmara por ter cedido o espaço.

A Conferência ocorreu de forma satisfatória e com grande êxito se tornando um marco histórico na Saúde Pública de nosso Município.

DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NAS COMUNIDADES ACONTECE NO SÁBADO, DIA 20 DE ABRIL

Atenção! A Secretaria Municipal de Saúde de Guiricema vai realizar no sábado, dia 20 de abril, o Dia D de…

VEM AÍ A 1ª EDIÇÃO CAFÉ COM ARTESANATO

Com a proposta de valorizar os artesãos do nosso município, agentes culturais com o apoio da Prefeitura Municipal, irão promover…

TEM INÍCIO AS AULAS GRATUITAS DE MÚSICA DA BANDA AMANTES DA LIRA

Foi com grande alegria e satisfação que o Município de Guiricema deu início as aulas gratuitas da oficina de música…

MUNICÍPIO PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE O AUTISMO

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, o Centro de Referência de…
Pular para o conteúdo