Guiricema, domingo - 05 de dezembro de 2021

COMUNICADO OFICIAL – Aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
179565142_4192958250727013_1687949575754109548_n
A Prefeitura de Guiricema informa que, devido ao atraso no envio de novos lotes de CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e que já havia sido anunciada pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura precisou suspender a aplicação das segundas doses da vacina programada para esta semana (de 26 a 30 de abril).

A retomada da aplicação depende do envio destas doses pelo Governo Federal para darmos continuidade ao esquema vacinal da população, que será retomado de imediato assim que recebermos novas remessas da vacina.

Conforme Nota Técnica nº 457/2021 do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ligado ao Ministério da Saúde, bem como declarações públicas do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, houve um desabastecimento de doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório Butantan (vacina Coronavac) que está impactando na distribuição desta vacina para todas as cidades do Brasil, incluindo Guiricema.

Segundo o documento, há previsão de recebimento de novas remessas de vacinas na primeira quinzena de maio e que o intervalo aumentado entre a aplicação das duas doses não deve reduzir a eficácia da vacina contra a Covid-19.
A nota segue afirmando que “o prazo estipulado inicialmente para segunda dose previa condições que não se confirmaram da produção das vacinas no Brasil”.
O informe esclarece que “houve atraso na chegada de insumos vindos do exterior e, por consequência, atraso também na produção das vacinas em território brasileiro. Ainda dentro deste efeito cascata, os municípios acabaram em grande parte desabastecidos”.
Vale destacar que na próxima quinta-feira, 29/04, a Secretaria de Saúde dará início a vacinação dos idosos de 61 anos com a aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de acordo com remessa já enviada ao município.
Importante ressaltar que não é possível usar um tipo de imunizante na primeira dose e outro na segunda.
Assim que receber a nova remessa da vacina, o município irá retomar a aplicação das segundas doses da CoronaVac.
A Prefeitura agradece a compreensão de todos e reforça a importância de cada um manter os cuidados de prevenção contra a Covid-19, entre elas o uso de máscara o distanciamento social.
José Oscar Ferraz, prefeito de Guiricema

Boletim Covid-19 do Município de Guiricema, atualizado em 03/12/2021

A Secretaria de Saúde informa os dados atualizados acerca da situação do novo coronavírus em nosso município até o presente…

03/12 | DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Hoje é dia de homenagear aqueles que nos ensinam todos os dias que é possível superar as dificuldades e vencer…

PREFEITURA ADQUIRE NOVO MAQUINÁRIO PARA A SECRETARIA DE AGRICULTURA

Em menos de 12 meses de administração, a Prefeitura de Guiricema investiu na renovação da frota municipal com veículos novos…

02 DE DEZEMBRO | ANIVERSÁRIO DE MINAS GERAIS

Neste dia de tanta alegria, nosso coração mineiro vibra de emoção.   Minas Gerais: 301 anos de história! Parabéns para…