MENU

Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil alerta para adoção de hábitos não saudáveis durante a pandemia

WhatsApp
Facebook
Twitter
PREFEITURA DE GUIRICEMA_post-carrossel_obesidade-infantil-1

No Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil, celebrado em 03 de junho, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, alerta para a hábitos não saudáveis durante o isolamento social que podem trazer sérios riscos para a saúde das nossas crianças.

O excesso de peso entre crianças brasileiras tem alcançado prevalências preocupantes, assim como altos índices em todo o mundo.

Quais os malefícios que a obesidade pode causar para a criança?

A obesidade é uma doença que traz malefícios físicos e até mentais para as crianças motivo de bullying e causam muito constrangimento. Além disso, está ligada a vários problemas de saúde como falta de ar, níveis elevados de colesterol, diabetes e problemas cardíacos, por isso devemos preveni-la.

Durante o isolamento social a preocupação com a doença aumenta?

No atual momento que estamos vivendo de isolamento social devido a pandemia causada pela Covid-19, as crianças estão ficando mais tempo em frente à televisão e celulares, tornando assim mais sedentárias. Isso sem falar da falta de rotina para dormir, com horários desregulares durante as refeições e o aumentando do consumo de produtos industrializados em maior quantidade.

Para os especialistas, esses hábitos considerados não saudáveis são muito preocupantes, pois, a principal causa da obesidade se dá pela ingestão inadequada de alimentos e falta da prática de exercícios físicos, mas também a doença pode ser desencadeada por fatores ambientais, biológicos, hereditários e psicológicos.

A obesidade pode ter fatores genéticos?

A hereditariedade pode ser um fator de risco, mas ela só se manifesta se o ambiente permitir. Em outras palavras, a genética só se manifesta se o ambiente for favorável ao excesso de peso.

Em que se baseia o tratamento?

O tratamento e acompanhamento das crianças com excesso de peso envolve vários aspectos e é sobretudo comportamental, enfocando reeducação nutricional e mudanças no estilo de vida.

Um ponto importante, toda a família deve estar envolvida, pois os pais, antes de mais nada, devem dar o exemplo. Veja alguns exemplos que podemos seguir:

Comer bem pode ser divertido: Escolha um dia para que as crianças participem da preparação das refeições. Faça o preparo dos alimentos em conjunto. Faça a refeição à mesa, com a família reunida. Se possível, planeje as demais refeições. Faça listas de supermercado, para não exagerar nas compras. Após a pandemia, leve-os à feira-livre, por exemplo. Tenha frutas, verduras e legumes em casa, à disposição, e visíveis para as crianças.

Beber água é fundamental para ter mais saúde: Evite bebidas açucaradas. Não espere a criança ter sede para oferecer água, vá oferecendo aos poucos, ao longo do dia.

Gastar energia, brincando: Ajude seus filhos a praticar atividades que requerer esforço físico mesmo dentro de casa. Existem várias opções na internet aliando diversão e exercício físico. Limite o tempo da TV, do computador ou smartphones. Essas atividades roubam tempo precioso que poderia ser usado para se exercitar. Quando passar a pandemia, promova uma corrida de bicicleta, leve-os ao parque, junte os amiguinhos para jogos de futebol.

Soninho bom: Estudos científicos comprovam que criar uma rotina de sono é essencial para garantir mais saúde para o seu filho. Dormir bem ajuda a prevenir sobrepeso e obesidade.

*dicas preparadas pela nutricionista do NASF, Karen Caetano

DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NAS COMUNIDADES ACONTECE NO SÁBADO, DIA 20 DE ABRIL

Atenção! A Secretaria Municipal de Saúde de Guiricema vai realizar no sábado, dia 20 de abril, o Dia D de…

VEM AÍ A 1ª EDIÇÃO CAFÉ COM ARTESANATO

Com a proposta de valorizar os artesãos do nosso município, agentes culturais com o apoio da Prefeitura Municipal, irão promover…

TEM INÍCIO AS AULAS GRATUITAS DE MÚSICA DA BANDA AMANTES DA LIRA

Foi com grande alegria e satisfação que o Município de Guiricema deu início as aulas gratuitas da oficina de música…

MUNICÍPIO PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE O AUTISMO

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, o Centro de Referência de…
Pular para o conteúdo