MENU

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, NASF fala sobre saúde mental em tempos de isolamento social

WhatsApp
Facebook
Twitter
PREFEITURA DE GUIRICEMA_NASF-e-você_antimanicomial_1

Nesta segunda-feira, 08 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. E para contribuir para uma reflexão do tema pela sociedade, o Programa NASF Guiricema e você, através da psicóloga, Louani Queiroz, elaborou um texto explicativo a respeito do assunto.

O movimento da Luta Antimanicomial e, neste sentido, o processo da Reforma Psiquiátrica tem despertado reações e atenção da sociedade.

Antigamente só existia o modelo asilar, ou seja, pessoas com doença mental eram trancadas em hospícios que viravam depósitos de gente. Hoje em dia, após a Lei 10.216, alguns direitos foram conquistados, mas ainda vivemos em uma sociedade que se tem muito estigma sobre a saúde mental.

E fazendo um paralelo entre pandemia e a luta antimanicomial temos muito o que refletir.

Viu como é difícil o isolamento?

Vivemos um momento complexo em nossa sociedade, em que diante do coronavírus, somos orientados a ficar em casa, em isolamento e distanciamento social, e sabemos muito bem o quanto isso tem afetado a saúde mental de todos. O quanto é difícil ficar sem sair, sem trabalhar, sem se divertir, sem passear. E, ainda há até hoje quem acredita que o confinamento é uma prática de saúde mental.

É fundamental compreender que cuidar da saúde mental é uma necessidade de todos, não devendo ser vista como uma necessidade apenas de portadores ade algum tipo de doença mental.

E aonde quer que estejamos, devemos orientar as pessoas sobre tudo o que diz respeito à saúde mental dos seres humanos.

Cada vez mais, em todos os níveis e em todos os sentidos, teremos que expandir a consciência da necessidade de uma cultura da Saúde Mental nas nossas relações, seja quaisquer que sejam elas.

Que esse momento, enfim, nos faça derrubar todas as nossas suposições falhas, nos dê coragem para ter novas ideias e energia para lutar pelos nossos direitos e pelos direitos de nossos semelhantes mais vulneráveis.

BOLETIM COVID-19 DO MUNICÍPIO DE GUIRICEMA, ATUALIZADO EM 02/12/2022

A Secretaria de Saúde informa os dados atualizados acerca da situação do novo coronavírus em nosso município até o presente…

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL LUIZ COUTINHO PROMOVE O ESQUENTA DA COPA

A animação tomou conta dos nossos alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Coronel Luiz Coutinho. (mais…)

BOLETIM COVID-19 DO MUNICÍPIO DE GUIRICEMA, ATUALIZADO EM 01/12/2022

A Secretaria de Saúde informa os dados atualizados acerca da situação do novo coronavírus em nosso município até o presente…

1º DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado neste 1º de dezembro, foi criado com o objetivo de conscientizar…
Skip to content