Guiricema, quarta - 26 de janeiro de 2022

No projeto NASF Guiricema e você, psicóloga dá dicas de atividades para crianças durante distanciamento social

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
PREFEITURA DE GUIRICEMA_dicas-NASF_crianças_6

Em tempos de distanciamento social, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) criou o Projeto NASF Guiricema e você, com dicas importantes para este momento.

E hoje, a nossa psicóloga, Louani Queiroz, preparou algumas sugestões de atividades que envolvam principalmente as crianças.

Aproveitem para curtir momentos especiais em família, nosso bem maior! E lembrem-se: isso passa e vai ficar tudo bem!

Use a criatividade! 

A quarentena em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem feito muita gente usar a criatividade para passar o tempo dentro de casa.

As famílias que estão vivenciando este momento com crianças têm uma característica um pouco diferente. É difícil manter as crianças ocupadas e descarregar toda energia e muitos pais devem estar se perguntando, e agora o que vou fazer com essas crianças dentro de casa?

É importante que os pais percebam essa situação como algo temporário e, em breve, as atividades rotineiras da criança e da família devem retornar. Enquanto isso, é um momento para que os pais usem a criatividade, utilizem os recursos existentes dentro de casa. E para ajudar neste período segue algumas dicas que podem ser aplicadas a qualquer faixa etária, tornando um momento prazeroso não só para a criança, mas também para toda a família.

Aproveite este tempo para brincar com a criança. Jogos de tabuleiro, esconde-esconde, jogos de palavras… Usem a imaginação e criem brincadeiras!

Sugestões de atividades:

Faça um piquenique a sala de casa: as crianças podem ajudar a planejar e preparar tudo com bastante carinho, o que ajuda no desenvolvimento de habilidades de planejamento e organização.

Cozinhar: fortalece o trabalho em equipe, a divisão das tarefas, o papel do líder e dos ajudantes, e a recompensa é uma comida feita com muito carinho. Lembrando que se deve respeitar cada faixa etária, crianças menores podem ser envolvidas de outras formas.

Mantenha contato com amigos e familiares através da tecnologia:

Aproveitem a tecnologia e faça vídeo chamada com os coleguinhas, com familiares que moram longe.

Faça exercícios físicos: Movimentar-se é fundamental para manter a saúde em dia e garantir um desenvolvimento saudável, e para as crianças pode-se incluir brincadeiras, como pular cordas, dançar ou fazer um circuito com almofadas.

Coloque-os para ajudar nas tarefas domésticas: procure ajuda para as coisas compatíveis com a idade de seu filho. Eles vão se sentir úteis.

As crianças merecem atenção, pois para elas também está sendo difícil lidar com o isolamento social e a quarentena, e essas atividades auxiliam no controle da ansiedade e ajuda a fortalecer os vínculos familiares.

#municipiodeguiricema #transparencia

Boletim Covid-19 do Município de Guiricema, atualizado em 25/01/2022

A Secretaria de Saúde informa os dados atualizados acerca da situação do novo coronavírus em nosso município até o presente…

JUNTOS CONTRA A COVID-19 | MANTENHA OS CUIDADOS

Estamos vivendo novos surtos de Influenza e Covid-19, amplificados por variantes como a Ômicron e a H3N2, por isso é…

Boletim Covid-19 do Município de Guiricema, atualizado em 24/01/2022

A Secretaria de Saúde informa os dados atualizados acerca da situação do novo coronavírus em nosso município até o presente…

COVID-19 | VACINAÇÃO DE CRIANÇAS COMEÇA NESTA TERÇA (25/01)

ATENÇÃO GUIRICEMENSES! Começa nesta terça-feira, 25/01, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos COM COMORBIDADES e DEFICIÊNCIA PERMANENTE…