MENU

#SAÚDE | BOLETIM INFORMATIVO ANUAL EPIDEMIOLÓGICO DE SÍFILIS NO MUNICÍPIO DE GUIRICEMA – MG

WhatsApp
Facebook
Twitter
BOLETIM_SIFILIS_GUIRICEMA

A Prefeitura de Guiricema, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Epidemiologia, vem a público divulgar o Boletim Informativo Anual Epidemiológico de Sífilis no município, no período de janeiro a dezembro de 2021 (sendo 2 casos de sífilis adquirida e 4 casos de sífilis em gestante).

  • O QUE É SÍFILIS?

A sífilis é uma doença que pode ser adquirida por meio do ato sexual ou pelo contato com o sangue infectado, ou ser congênita, quando ocorre a transmissão da doença para o bebê durante a gravidez por falta de tratamento adequado.

 

  • SINTOMAS

Os sintomas variam de acordo com o estágio em que ela se encontra. Em sua primeira fase é caracterizada por uma úlcera, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus e boca).

 

Especificamente para a gestante, a detecção precoce da sífilis é essencial para evitar a transmissão vertical e consequentes má formações no feto. Se não tratada a tempo, a doença pode comprometer o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular, aparelho respiratório e gastrointestinal, além de órgãos como olhos, pele e ossos.

 

  • PREVENÇÃO

A principal forma de prevenção da sífilis é utilizando o preservativo, seja ele masculino ou feminino, em todas as relações sexuais.

 

Para acesso ao diagnóstico de sífilis, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para fazer exames de sangue ou teste rápido.

 

DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NAS COMUNIDADES ACONTECE NO SÁBADO, DIA 20 DE ABRIL

Atenção! A Secretaria Municipal de Saúde de Guiricema vai realizar no sábado, dia 20 de abril, o Dia D de…

VEM AÍ A 1ª EDIÇÃO CAFÉ COM ARTESANATO

Com a proposta de valorizar os artesãos do nosso município, agentes culturais com o apoio da Prefeitura Municipal, irão promover…

TEM INÍCIO AS AULAS GRATUITAS DE MÚSICA DA BANDA AMANTES DA LIRA

Foi com grande alegria e satisfação que o Município de Guiricema deu início as aulas gratuitas da oficina de música…

MUNICÍPIO PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE O AUTISMO

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, o Centro de Referência de…
Pular para o conteúdo